Volkswagen testa carro sem motorista nos EUA

ROTANEWS176 22/07/2023 12h46                                                                                                                                  Por Alessandro Di Lorenzo

Frota de 10 unidades da Kombi elétrica ID.Buzz será utilizada nos testes da Volkswagen, realizados em Austin, no Texas.

 

Reprodução/Foto-RN176  Imagem: divulgação/Volkswagen

A mesma inteligência artificial usada para recriar Elis Regina na propaganda da Volkswagen está sendo utilizada para testar a tecnologia de carro autônomo para transporte de passageiros da empresa. Os trabalhos são realizados em parceria com a empresa de tecnologia Mobileye.

A Volkswagen criou uma frota de 10 unidades da Kombi elétrica ID.Buzz para uso nos testes. Num primeiro momento, os veículos vão circular apenas em Austin, no Texas.

Mas a ideia da empresa é ampliar o uso destes carros para pelo menos outras quatro cidades dos Estados Unidos nos próximos 10 anos. “Expandir o programa global de veículos autônomos do Grupo Volkswagen para os Estados Unidos é um marco importante para nós. No futuro, atenderemos à crescente demanda por novos serviços de mobilidade”, afirmou Pablo Di Si, CEO da Volkswagen na América.

Como serão realizados os testes?

  • Em Austin, o programa da Volkswagen usará a frota de testes de ID.Buzz para coletar dados por quilômetros percorridos em uma diversidade de cenários de condução.
  • O pacote de condução autônoma inclui câmeras, radares e sensores.
  • A frota de Kombis elétricas será usada para o transporte de passageiros para empresas e até para alguns políticos.
  • Na fase inicial dos testes, todos os carros serão acompanhados por um motorista.
  • O condutor vai agir somente em caso de emergência para não interferir nos testes.

Volkswagen: mudança de planos

  • O início dos testes ocorre meses depois que a Volkswagen, juntamente com a Ford, retirou o financiamento da Argo AI, uma startup autônoma que planejava lançar serviços de robotáxi nos EUA e na Europa.
  • A perda de financiamento fez com que a Argo fechasse.
  • A VW havia planejado originalmente usar a tecnologia da Argo para alimentar a frota de ID.Buzz autônomos.
  • Com os percalços, a empresa iniciou a desenvolver o hardware e o software internamente, junto com a Mobileye.

FONTE: UOL